PLANEJAMENTO URBANO: SÃO PAULO E BOGOTÁ ...e as questões voltadas à mobilidade Sustentável.
PLANEJAMENTO URBANO:
SÃO PAULO E BOGOTÁ
...e as questões voltadas à mobilidade Sustentável.
FATEC BARUERI
Graduação: Tecnologia em Transporte Terrestre (curso de infraestrutura voltado a Engenharia dos Transportes)
Docente: Prof. Ms. Ricardo Silva
Discentes: Fabiana Rodovalho Nemet Wandir Coelho Cavalheiro
São Paulo, Brasil
Bogotá, Colômbia
Acima, temos em comparado duas imagens, sendo a primeira delas referente à Av. Rebouças, localizada na cidade de São Paulo, capital, bem como a segunda, sendo uma das principais avenidas de Bogotá, na Colômbia. Em relação ao sistema de transportes de ambos os lugares, observa-se, logo de plano, uma diferença brutal pelo fato de haver, em Bogotá, uma cabine de embarque e desembarque devidamente nivelada com a altura dos degraus que dão acesso ao interior do ônibus.
Bogotá, Colômbia
O sistema BRT incentiva a população a deixar seus automóveis em casa em virtude de poder fazer uso de um excelente sistema de transporte público, além de não enfrentar tráfego nem super lotação. Esta prática é a mais correta por uma série de razões, dentre elas, a de facilitar a vida das pessoas e diminuir a emissão de monóxido de carbono no ar.
Além do sistema BRT, outro diferencial visível diz respeito a ciclovia, diga-se de passagem, muito bem planejada, dividida entre a avenida principal e uma ilha e, do outro lado, entre a ilha e a calçada, garantindo assim a segurança, quer seja dos ciclistas, quer seja dos pedestres e condutores de veículos motorizados.
Bogotá, Colômbia
Elencando as prioridades para um modelo mais viável no que tange a mobilidade sustentável, concluímos que Bogotá tem maior capacidade de implantar um projeto de sustentabilidade e mantê-lo funcionando com êxito, pois, culturalmente falando, a coletividade se mostra mais preparada para a aceitação de novos desafios e melhorias igualitárias que abrange à todos, um