Material De Apoio Etica Direito 2015 1
Diferenciação entre Ética e Moral e seus desdobramentos
ÉTICA: Podemos afirmar que uma gangue de criminosos respeita alguma espécie de ética? A resposta a esta pergunta é NÃO, pois a gangue de criminosos pode até conseguir um benefício econômico caso realize um assalto bem sucedido, porém este benefício será conseguido à custa do sofrimento de várias outras pessoas, portanto, não será ético.
Para a ética, o que importa não é o benefício de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos; seu ponto de vista não é egoístico, individual ou pessoal, mas coletivo, universal.
A ética elege como as melhores ações, aquelas que envolvam interesse de toda a comunidade humana, ou seja, para que uma ação seja considerada ética é preciso demonstrar que os atos praticados com base no interesse pessoal são compatíveis com princípios éticos de bases mais amplas, da sociedade, pois a noção de ética traz consigo a idéia de alguma coisa maior que o individual.
Se você vai defender uma conduta em bases éticas, não pode demonstrar somente o benefício que ela gera a uma determinada pessoa, deve demonstrar o benefício que ela gera a um público maior.
Usaremos um preceito cristão para entendermos melhor tal pensamento: “amai-vos uns aos outros como ama a ti mesmo”. Podemos afirmar que este preceito é essencialmente ético, pois parte do ponto de vista coletivo, uma perspectiva do bem comum.
Assim, podemos concluir que a ética é uma ciência ou filosofia que fará a eleição das melhores ações tendo como horizonte o interesse coletivo, universal.
MORAL: A moral tem como base o próprio comportamento social, não tem pretensões de universalização, são normas de convivência social, fazem parte da vida cotidiana da população, de seus costumes, de determinada sociedade em determinado lugar.
Trata-se de distinguir-se entre o bem e o mal, a ética, por fim, realiza um estudo sobre este comportamento.
ATIVIDADES: