Materiais Perfuro Cortantes
ESCOLA DE SAÚDE
MATERIAIS PERFUROCORTANTES
CURITIBA
2013
MATERIAIS PERFUROCORTANTES
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde Meio Ambiente e Qualidade de Vida, como requisito parcial à obtenção de notas no segundo bimestre. Turma 1° ENAD.
Orientador Profa Dra:
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
Introdução 4
Materiais Perfurocortantes 5
Riscos 5
Descarte 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) ........................................................7
Cuidados 7
Conclusão 9
Referências 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos os materiais perfurocortantes, quais são esses materiais, os riscos que eles podem trazer, não só para os profissionais da área da saúde, mais para todos de modo geral, como os lixeiros e os profissionais da área da limpeza.
Esses materiais devem ser descartados de forma adequada, para que assim se evitem os acidentes, que muitas vezes podem ser mais perigosos do que se imagina, e veremos a importância de treinamento para os profissionais da saúde.
MATERIAIS PERFUROCORTANTES
Segundo a resolução n°5/93 do CONAMA (conselho Nacional do Meio Ambiente), “Os matérias perfurocortantes são seringas, agulhas, escalpes, ampolas, micropipetas, pontas diamantadas, lâminas e lamínulas e vidros de um modo em geral ou, qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.”.
São resíduos classificados de acordo com a ANVISA no grupo E.
RISCOS
Os ferimentos com agulhas e materiais perfurocortantes, em geral, são considerados extremamente perigosos, principalmente se estiverem contaminados com outros materiais como o sangue, por exemplo, podem acarretar uma série de doenças envolvendo vírus bactérias, fungos e outros micro-organismos, tais como Blastomicose, Brucelose, Criptococose, Difteria, Gonorreia cutânea, Herpes, Hepatites B e C, HIV,