Materiais Elétricos
Dispositivos utilizados para interromper ou iniciar circuitos elétricos, podem ser: simples, paralelos, intermediários, duplos, temporizados e especiais. Utilizados nas instalações elétricas que envolvem a continuidade ou rompimento de energia elétrica para um dispositivo.
Interruptores são constituídos de plástico nas partes que serão manuseadas constantemente e metal nos contatos elétricos, podendo ser em conjuntos de 4x2 e 4x4, funcionando em voltagem bivolt e a maior parte com potência de 10A. Os principais fabricantes são: Pial, Schneider, Steck,
Siemens e Alumbra
A)Tipos
1-Interruptor Simples
Conforme a imagem abaixo, o fio fase deve ser ligado a um dos bornes e do segundo borne, deve sair o fio que liga até a lâmpada, o fio neutro da rede deve sair conduzido direto à lâmpada. É possível comandar uma ou mais lâmpadas de um único local. Normalmente utilizados para ligar e desligar lâmpadas, possuindo duas posições: uma de circuito aberto e outra de circuito fechado, apresentando dois terminais.
Usados nas entradas de rede, em pontos intermediários, nas entradas de aparelhos e máquinas, em tudo onde se faz necessária a ligação ou o desligamento da energia elétrica.
Este tipo de interruptor nada mais é do que um aparelho que, ligado a um circuito elétrico, tem como função de além de interferir na circulação, ele também interfere na distribuição de energia. Utilizado para acionar pontos de luz ligados entre os condutores fase e neutro a partir de um único ponto.
2-Interruptor Paralelo
Função ligar ou desligar uma lâmpada a partir de dois pontos distintos. A "fase" deve ser ligada ao borne central de um dos interruptores. Em cada um dos bornes laterais deste interruptor
deve sair um fio que irá até cada um dos bornes laterais do segundo interruptor. No borne central deste segundo interruptor deve sair um fio, o qual deverá ser conectado diretamente à lâmpada.
Resumindo, pode ser aplicado para acionar pontos de luz