Materiais Eletricos
Trabalho sobre um transformador - Introdução:
Transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica a um circuito transformando correntes ou tensões nos valores (próximos) que serão usados pelo circuito.
- Estrutura: Sua estrutura básica é formada pelas bobinas e pelo núcleo. A bobina primária, onde a tensão vai entrar no trafo, e a bobina secundária onde a tensão vai sair para alimentar o circuito. O núcleo é um “concentrador” do campo eletromagnético.
- Princípio básico: É baseado em dois princípios: a lei de Biot-Savart, que afirma que toda corrente elétrica forma um campo eletromagnético. E na lei da indução de Faraday, que fala sobre a indução eletromagnética. A transformação se dá proporcionalmente ao número de espiras do primário ao secundário: se o primário tiver mais espiras que o secundário, vai abaixar a tensão; e vice versa.
Também vale notar que diferença da bitola dos fios do primário e do secundário também influenciam na saída da corrente: se o enrolamento do primário for mais grosso que o fio do secundário, vai abaixar a corrente; e vice-versa.
- Componentes para montagem e suas características Fio de magnético esmaltado para fazer os enrolamentos:
O cobre é o mais usado devido seu baixo preço, alta ductilidade, baixa resistência (1,724 . 10-8 Ohm.metro), boa densidade, além de ser facilmente soldável. Lâmina de ferro silício para o núcleo:
Possuem baixo carbono e propriedade magnética especial Papel isolante parafinado:
Papel não-condutor usado para isolar o primário do secundároi. Termo-contrátil:
Emborrachado sensível ao calor usado para isolar as soldas.
- Montagem: O primário é enrolado no carretel, então coloca-se uma camada de papel parafinado para isolamento. O secundário é enrolado em cima do isolamento. Novamente isola-se. Sempre deixando os terminais expostos.
Depois