materiais de construção
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNÓLOGICAS- CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL- DEC
DOSAGEM DO CONCRETO PELO MÉTODO DO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO- IPT
JOINVILLE
2013
INTRODUÇÃO
Dosagem do concreto é o procedimento para determinar a quantidade de cada material na composição do concreto, ou seja, as quantidades de cimento, agregado graúdo (areia), agregado miúdo(brita) e água, para se fazer determinado volume de concreto. Essa quantidade é normalmente expressa através de proporção dos materiais em massa ou volume, chamada traço do concreto. Um bom cálculo de dosagem proporciona economia e qualidades desejadas.
Existem duas maneiras de se definir a dosagem do concreto. Uma é a empírica, em que o traço é definido com base na prática. Deve ser usada somente em obras pequenas. O outro método é o racional ou experimental. Seu objetivo é encontrar a quantidade mais econômica de materiais, para se fazer um concreto adequado para a obra em que será utilizado. Para isso são usados critérios tecnológicos e o traço é determinado em laboratório. Os critérios podem ser resumidos em três: resistência, trabalhabilidade e diâmetro máximo do agregado.
Neste trabalho utilizamos o método mais recomendado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. De acordo com o método utilizado, primeiramente é calculado um traço inicial, com base em resultados anteriores e em seguida faz-se os ajustes para as propriedades desejadas. Para a realização destes ajustes, analisa-se o concreto ainda fresco através do Slump Test. Caso os resultados não estiverem de acordo com as necessidades exigidas de execução da obra e com as especificações do projeto estrutural, é feita a correção do traço inicial.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Agregados Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula,