Materiais de construção civil
Sumario 1. OBJETIVO 2. INTRODUÇÃO 3. DESENVOLVIMENTO
3.1. CARACTERISTICAS FISICAS
3.2. REQUESITOS DE QUALIDADE
3.2. 1. QUALIDADE DAS MADEIRAS E TIPOS DE DEFEITOS
3.2.2. QUALIDADE NA EXTRAÇÃO DA MADEIRA
3.2.3. QUALIDADE NA INSTALAÇÃO E FABRICAÇÃO DE PEÇAS COM MADEIRA
3.3. PROPRIEDADES 3.4 . PRESERVAÇÃO DAS MADEIRAS
4. CONCLUSÃO
5. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
1. Objetivo
Este trabalho consiste em promover junto aos alunos do curso de Engenharia Civil uma reflexição sobre a importância da madeira na construção civil, e o papel fundamental da sua preservação e existência ambiental nas florestas.
.
2. Introdução
Desde o aparecimento do homem sobre a terra até aos nossos dias, a técnica e a arte de trabalhar a madeira tem evoluído desde o processo manual e primitivo, até à vasta e engenhosa indústria moderna.
A madeira esteve sempre ao alcance do homem desde os tempos mais antigos.
Foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem; para sua defesa (como arma ou fazendo parte dela) para se aquecer, cozinhar, para a iluminação, nos primeiros abrigos, nas primeiras jangadas e barcos...
A evolução traz novos materiais, mas a madeira e seus derivados continuam a ser muito usados.
O trabalho que vou realizar tem como tema “a madeira”. Nele vou fazer uma abordagem à origem e tipos de madeira, com se faz a sua extração e quais as suas propriedades. Vou ainda falar nas técnicas de transformação da madeira, os instrumentos utilizados e as suas aplicações.
A madeira é em grande parte responsável pelo avanço da Civilização, sobretudo, porque é através dela que se obtém o papel.
3. Desenvolvimento
O Brasil é reconhecido mundialmente pela riqueza da biodiversidade de suas florestas e, no entanto, boa parte dos consumidores de madeiras dessas florestas pouco ou nenhum conhecimento tem a respeito da origem deste insumo e