Materiais de alta resistencia mecánica
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
MTR0912 – Tecnologia de Materiais Aplicada a Dutos
ALUNO: João Paulo de Freitas Grilo
Resumo do capítulo sobre Materiais de Alta Resistência do
Livro “Materiais Metálicos Para Engenharia”
Natal, 05 de Junho de 2012
Materiais de Alta Resistência Mecânica
São os materiais com maior abrangência e utilização, pois é composto em vários segmentos da industria e da construção civil. Para o engenheiro, as propriedades mecânicas mais importante são, o módulo de elasticidade, limite de escoamento e ductilidade. O módulo de elasticidade do metal pode ser alterado pela adição de elementos de liga, por outro lado uma estrutura elasticamente rígida é de pouca utilidade, com isso é importante um limite de escoamento elevado.
Mecanismo de Endurecimento dos Metais
Endurecer um metal equivale a aumentar resistência à deformação plástica, aumentar a resistência mecânica do metal. Há dois métodos gerais para endurecer um metal: 1) Eliminar as deslocações;
2) Reduzir a mobilidade das deslocações.
Tornando mais difícil o movimento de deslocações, além de aumentar a resistência ainda mantém uma certa ductilidade no metal.
O método 1) consiste em produzir cristais tipo whiskers , que são cristais praticamente isentos de deslocações, atingindo tensões de escoamento bem próximas dos valores teóricos de resistência mecânica dos metais.
O método 2) é o mais utilizado para se aumentar a resistência dos metais, que consiste em reduzir a mobilidade das deslocações. Os principais mecanismos deste são:
Solução sólida;
Tamanho de grão;
Partículas em segunda fase;
Aumento da densidade de deslocações;
Efeito de transformações.
Endurecimento por solução sólida
a) Solutos substitucionais
A introdução de solutos substitucionais na rede cristalina de um metal aumenta sua resistência mecânica, a intensidade do efeito depende de dois