Materiais da construção civil
Ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando sofrem atrição, dá-se o nome de abrasão. A resistência á abrasão mede, portanto, a capacidade que tem o agregado de não se alterar quando manuseado: carregamento, basculamento e estocagem.
A resistência à tração é a medida na máquina “Los Angeles”, que consta, em essência, de um cilindro oco, de eixo horizontal, dentro do qual a amostra de agregado é colocada juntamente com bolas de ferro fundido. A NBR 6465 trata do ensaio de abrasão, dando as características da máquina e das cargas de agregado e bolas de ferro. O cilindro é girado durante um determinado tempo, sofrendo o agregado, atrição, mas também certo choque causado pelas bolas de ferro. Retirada do cilindro, a amostra é peneirada na peneira de 1,7mm; o peso do material que passa expresso em porcentagem do peso inicial é a “Abrasão Los Angeles”. A seguir são indicados alguns valores da abrasão para alguns materiais:
Granito da Serra da Cantareira (SP) 26%
Basalto (SP) 28%
Esmagamento:
Quando o agregado é submetido à compressão, os grãos podem se fraturar, alterando a distribuição granulométrica. O ensaio de esmagamento, conforme a NBR 9938, submete o agregado 9,5/12,5 a um esforço de compressão de 21,5 MPa, causando o fraturamento de grãos assim como o arredondamento de pontas e arestas, dependendo da friabilidade do material trabalhado.
O ensaio é realizado com partículas que passam pelo peneiro de malha 12,7 mm de abertura e ficam retidas no de 9,55 mm. A quantidade a se utilizar no ensaio é definida pelo volume de agregado que enche um recipiente de 115 mm de diâmetro, e 180 mm de altura em determinadas condições de compactação e depois colocada em um molde cilíndrico, com 145 mm de diâmetro interior, 140 mm de altura e paredes de 16 mm de espessura, onde é convenientemente compactado. Coloca-se um êmbolo de 152 mm de diâmetro na parte superior da amostra. O