MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL-CONCRETO
Sorocaba/SP
2015
MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: O CONCRETO
Trabalho sobre os materiais da construção civil, apresentado à Faculdade de Engenharia de Sorocaba, como exigência de avaliação parcial do segundo módulo do primeiro semestre da Graduação em Engenharia Civil.
Orientador: Profª Engª Aline Heloá de Souza.
Sorocaba/SP
2015
1 INTRODUÇÃO
As primeiras construções eram feitas de materiais encontrados na natureza, como por exemplo, a madeira e a pedra. Porém, a madeira não tem alto nível de durabilidade, ela se degrada com o passar do tempo, já a pedra tem resistência à compressão e durabilidade, porém não é resistente à tração. Surgiu então, a necessidade de utilizar um material que fosse resistente e de alta durabilidade, o cimento.
A história do concreto deve ser remetida à do cimento, seu principal componente.
Em 1758, John Smeaton, engenheiro inglês, fez uma pesquisa sobre materiais aglomerantes, para construir um farol próximo a Plymouth, descobriu então que a mistura de calcário e argilas era melhor do que o uso de calcário puro.
Em 1791, o engenheiro James Parker descobriu um cimento e patenteou em 1796 com o nome de Cimento Romano, que teve grande aceitação por suas qualidades.
Expirada a patente (na época válida por 14 anos), químicos e engenheiros chegaram à conclusão de que com a mistura de pedras calcárias com aproximadamente um terço de argila e uma pequena quantidade de óxido de ferro, se conseguia um cimento similar ao cimento de Parker.
Louis Vicat é considerado o inventor do cimento artificial. Em 1818 a Academia das Ciências de Paris aprovou sua descoberta e seu cimento inventado se tornou muito popular, mas foi substituído pelo cimento Portland, inventado e patenteado por Aspdin, utilizado até hoje.
Atualmente, há vários tipos de concreto, para os mais variados usos.
2 Como é feito o concreto?
O concreto é um material resultante da mistura de