Materiais Cerâmicos
Cerâmicas e Materiais Termoelétricos
Alunos: Erick Bernard, Nikolas Gomes, Daniel S. Germani
06 de Junho de 2013
Cerâmica Tradicional
As principais matérias-primas são o Feldspato (particularmente os potássicos), a sílica e a argila. Além destes três principais componentes, as cerâmicas podem apresentar aditivos para o incremento de seu processamento ou de suas propriedades finais. A cerâmica pode ser uma atividade artística, em que são produzidos artefatos com valor estético, ou uma actividade industrial, através da qual são produzidos artefatos com valor utilitário. De acordo com o material e técnicas utilizadas, classifica-se a cerâmica em :
Terracota - argila cozida no forno, sem ser vidrada, embora, às vezes, pintada.
Cerâmica Vidrada - o exemplo mais conhecido é o azulejo.
Grês - cerâmica vidrada, às vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia.
Faiança - louça fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte sobre o qual pintam-se motivos decorativo.
Cerâmica Avançada
O aprofundamento dos conhecimentos da ciência dos materiais proporcionou ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes áreas, como aeroespacial, eletrônica, nuclear, mecânica, biológica e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matérias-primas sintéticas( Alumina, Carbeto de Silício, Zirconia, Oxido de Magnésio entre outros) de altíssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados.
Características gerais da Cerâmica Avançada
Resistência maior a temperaturas elevadas do que metais e polímeros.
Resistência a maioria dos corrosivos químicos
São menos densos que a maioria dos metais e suas ligas.
A ligação atômica em cerâmicas é do tipo mista: