Materiais Cer Micos
Materiais Cerâmicos
– Introdução/Conceito.
Materiais cerâmicos são todos os materiais compostos em sua quase totalidade de argila, e que são largamente utilizados na construção civil. Os materiais cerâmicos são polifásicos, contendo elementos metálicos e não metálicos. A existência de várias fases cerâmica possibilita as combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Isso possibilita a obtenção de materiais cerâmicos para uma larga aplicação na engenharia. Os principais materiais cerâmicos são: tijolos, telhas, vidros, concretos, abrasivos, vidrados para porcelana, isolantes elétricos, etc.
As propriedades dos materiais cerâmicos dependem de suas estruturas. Por exemplo: a baixa condutividade elétrica é devida à imobilidade dos elétrons das ligações iônicas covalentes. Os materiais cerâmicos têm alta resistência ao cisalhamento e baixa resistência à tração e conseqüentemente, não apresentam fratura dúctil.
Devido à ausência de escorregamento entre os cristais ou grãos, os materiais cerâmicos apresentam as seguintes características:
1. Não tem ductilidade;
2. Podem ter alta resistência à compressão, desde que não se tenham poros presentes;
3. Têm possibilidade de apresentar um elevado limite de resistência.
– Propriedades das argilas.
Cor - A cor não tem muita importância em cerâmica porque é alterada no cozimento. Entretanto, para a industria do papel, a cor é muito importante, devendo ser medida com muita precisão.
Composição química - A composição química regula as aplicações especificas das argilas.
Propriedades plásticas - As argilas mais finas são muito plásticas, porém certas argilas, mesmo de granulometria grosseira mas contendo pequena quantidade de montmorilonita ou de matéria orgânica rica em humo podem ser plásticas. Normalmente se emprega os limites de Atterberg para determinar a plasticidade das argilas.
Retração por secagem - A retração por secagem e