Materiais Avan Ados
Nomes: Enrico Condado
Matheus Ferronato
Vinicius Bortollotti
Marcelo Chaves
Jepeto
Definição
Os materiais utilizados em aplicações de alta tecnologia (High-Tech) são algumas vezes chamados de materiais avançados. Por alta tecnologia queremos dizer um dispositivo ou produto que opera ou funciona utilizando princípios relativamente intrincados e sofisticados; são exemplos os equipamentos eletrônicos, computadores, sistemas de fibra ótica, espaçonaves, aeronaves, e foguetes militares. Estes materiais avançados são tipicamente materiais tradicionais cuja propriedades foram aprimoradas, ou então materiais de alto desempenho recentemente desenvolvidas. Além disso, eles podem ser de todos os tipos de materiais, e em geral são relativamente caros.
Classificação
Semicondutores:
São materiais que possuem propriedades elétricas intermediárias entre as apresentadas pelos condutores elétricos e os isolantes. Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram a indústria de produtos eletrônicos e de computadores nas duas últimas décadas, para não mencionar nossas vidas.
Biomateriais:
São os materiais empregados em componentes implantados no interior do corpo humano para substituir órgãos doentes ou danificados. Esses materiais não devem produzir substâncias tóxicas e devem ser compatíveis com os tecidos do corpo (não provocar reações). Todos os materiais citados acima – metais, cerâmicos, polímeros, compósitos e semicondutores – podem ser usados como biomateriais.
Nanoengenheirados:
Com o advento do microscópio de varredura por sonda (permitem a observação de átomos e moléculas individuais) ficou possível manipular e mover átomos e moléculas para formar novas estruturas e assim projetar novos materiais. Exemplo: nanotubo de carbono.
Materiais Inteligente
Os componentes de um material inteligente incluem algum tipo de sensor e algum tipo de atuador. Quatro tipos de materiais