Materiais alternativos e sustentáveis - casa susutentável
1792 palavras
8 páginas
INTRODUÇÃOSabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados. *
DESENVOLVIMENTO
* 1.1. RESUMO HISTÓRICO
Os problemas ambientais a serem enfrentados pela humanidade atualmente podem ser resumidos na poluição generalizada em todos os meios e na escassez de energia e recursos. Estes problemas são causados pelo modelo de desenvolvimento atual que possui uma visão limitada dos impactos ambientais ocasionados pelas novas tecnologias.
Até pouco tempo este modelo de desenvolvimento sequer era questionado, pois ainda não se percebia as dimensões dos problemas ocasionados por ele.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu na década de 70 e, na década de 80 aparece nos relatórios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Foi popularizado somente depois de 1987, pelo Relatório Brundtland, resultado da Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCD) (STAHEL, 1998, p. 104). O conceito de desenvolvimento sustentável foi então posto como aquele que: (...) satisfaz às necessidades das gerações atuais, sem hipotecar a capacidade das gerações futuras de satisfazer às suas próprias (CASSA 2001, p. 22). Mostrando assim como a questão da sustentabilidade é abordada na aérea da engenharia civil, sendo um tema que está em constante discussão, pois ao mesmo tempo em que gera benefícios para o meio ambiente, é algo diferente, inovador, causando receio nas pessoas de