Matemática
ISMO foi o precursor do SURREALISMO. Foi mais evidenciado nos movimentos literários
Dadaismo
Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento dos seus próprios países na guerra.
Fundaram um movimento literário para expressar suas decepções em relação a incapacidade da ciências, religião, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruição da Europa.
Esse movimento foi chamado DADÁ ( na linguagem infantil francesa significa "cavalo") nome escolhido por acaso e que não fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.
Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso.
Artista destacado:
Duchamps - sua dissociação de formas e seus "ready-mades" são famosos e inconfundíveis.
Obras destacada: Roda de Bicicleta.
Biografia dos Artistas Dadaistas - Detalhes sobre o Dadaismo, Veja seção História da Arte neste Site.
FRANCIS PICABIA (François-Marie Martínez-Picabia, pintor) (1879-1953)
Picabia nasceu em Paris, mas era de família espanhola. Estudou na escola de arte decorativa. Identificou-se com a obra do impressionista Sisley e apresentou seus primeiros quadros, sem muito sucesso, no Salão dos Autônomos em 1903. Fez sua primeira exposição individual na galeria Hausmann, também em Paris, com os mesmos resultados desanimadores. Tendo tentado a sorte com o impressionismo, Picabia começou a se relacionar com os pintores cubistas e abstratos, mas também não conseguiu se identificar com essa linguagem artística. Conheceu então Marcel