MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO
No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são necessárias, informações são transmitidas na velocidade da luz, oportunidades de negócios surgem nos mais diferentes locais do globo, para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios entre outros. Nesse contexto de uma economia global surgem fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial. Por definição, o homem de negócios é objetivo e prático. Partindo desse princípio vem-se de encontro a utilização de ferramentas financeiras nas empresas, que visam dar a sustentação necessária para execução de planos estratégicos a curto e a longo prazo, direcionando toda a ação empresarial com vistas a atingir as metas orçamentárias previstas. Para atingir os objetivos as organizações se vale do Mercado de Capitais, Direito Tributário e da Administração Financeira e Orçamentária.
MERCADO DE CAPITAIS
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas — as ações — ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas — debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e commercial papers —, que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico.
AÇÕES
De acordo com Cavalcante, ação representa a menor "fração" do capital social de uma empresa, ou seja, a unidade do capital nas sociedades anônimas. Quem adquire estas "frações" é chamado de acionista