Leitura Filmica sobre Livre Arbítrio
LIVRE-ARBÍTRIO
Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.
Livre-arbítrio a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres. A pessoa que faz uma livre escolha pode se basear em uma análise relacionada ao meio ou não, e a escolha que é feita pelo agente pode resultar em ações para beneficiá-lo ou não. As ações resultantes das suas decisões são subordinadas somente a vontade consciente do agente.
Leitura Fílmica
Filme: Todo Poderoso
Gênero: Comédia
Direção: Tom Shadyac
Duração: 101 min.
Com: Jim Carrey, Jeniffer Aniston e Morgan Freeman
Lançamento: 6 de junho de 2003
Sinopse
Bruce Nolan (Jim Carrey) é um jornalista que tem um bom emprego na TV e uma bela namorada, Grace (Jennifer Aniston). Num acesso de fúria ele começa a xingar e questionar Deus e seu modo de fazer tudo funcionar, o que faz com que ele próprio (Morgan Freeman) resolva descer à Terra como um homem comum e lhe entregar o poder de comandar o planeta da forma como desejar durante um dia. É quando Bruce percebe o quão difícil é ser Deus e tomar conta de tudo o que ocorre no planeta, acaba fazendo besteiras e perdendo tudo, até sua namorada a quem tenta usar poderes divinos para fazer ela amá-lo novamente o que não é possível pois não se pode interferir no livre-arbítrio. Mais tarde ele se arrepende e entrega sua vida a Deus.
Leitura
Assim como Bruce não pôde interferir no livre-arbítrio fazendo com que Grace o amasse novamente, nós também não podemos. Resta-nos reconhecer que essa é beleza da vida. Faz-nos entender nossos limites. Se o próprio Deus respeita o livre arbítrio dos homens, cabe a