Matemática
• Princípios da Aprendizagem Geral de Burton
A maturidade e a experiência do aluno devem ser o que ajusta o processo de aprendizagem acima de outras considerações e o processo de aprendizagem é facilitado sob orientação didática de pessoas do meio do aluno.
• Princípios da Aprendizagem Geral Heredia Ancona
O reforço favorece a aprendizagem, a organização da informação de um dado contexto também favorece a aprendizagem e aprendemos melhor as atividades realizadas intencionalmente.
2. Indique as regiões responsáveis pelo desenvolvimento sensório – motor, equilíbrio e aprendizagem.
SENSÓRIO E MOTOR: Sulco Central
EQUILÍBRIO: Cerebelo
APRENDIZAGEM: No lobo frontal.
3. Levando em consideração a metodologia utilizada pelos professores ao ensinar matemática, por que a situação descrita no texto ocorre?
Porque nas séries iniciais os professores são polivalentes e muitas vezes nem eles dominam a fundo a matéria, assim, a matemática nada mais é nesta fase de decoreba de regras e não entendimento como deveria ser, a matéria fica chata, monótona e difícil de aprendizagem pelo aluno que não a compreende.
4. Leia o texto retirado do livro “O homem que calculava” de Malba Tahan:
a) O texto pode ser utilizado segundo os Princípios da Aprendizagem?
Pode sim. Resolução de Problemas diferentes elementos para que o aluno consiga desenvolver pensar até alcançar a resposta.
b) Como poderia ser ensinado de forma significativa?
Pode ser trazido à realidade do aluno, em uma escola rural pode-se trabalhar com os animais presentes naquela região para que o aluno vivencie a matemática.
5) Levando em consideração as etapas da Dialética Ferramenta – Objeto, monte um esquema para se ensinar Fração usando 4 conteúdos.
a)Fração é um número que representa uma ou mais partes iguais em que um inteiro foi dividido.
Assim, por exemplo, se tivermos um chocolate inteiro e o dividirmos em quatro partes iguais, cada parte