matemática
Centro de Ciências Humanas e Exatas
Campus VI- Poeta Pinto do Monteiro
Componente Curricular- Fundamentos Epistemológicos da Matemática
Professor- José Joelson Pimentel de Almeida
Aluno- Marcelo José da Silva
Data: 18/10/13
SANTALÓ, Luiz Antônio, Matemática para não matemáticos, 1996.
Matemática para não matemáticos
A missão dos educadores é transmitir conhecimento às novas gerações para que estas possam desenvolver as habilidades que necessitarem após concluir a escolaridade.
A missão da escola é estar sempre adaptando seu ensino a novas tecnologias e metodologias; estar sempre acompanhando a realidade ambiental e desta forma não permita que os alunos percam interesse e procurem outros meios de conhecimento, como por exemplo, os meios de comunicação.
Sendo assim, torna-se indispensável que os educadores tenham um bom conhecimento do mundo exterior e de suas possíveis mudanças ao passar dos anos, para que encontrem maneiras de focar seus ensinamentos nas evoluções e transformações que acontecem a cada dia, o que será proveitoso não só para os alunos, mas para a sociedade de uma forma geral.
É notório que com os avanços científicos, os conhecimentos do homem atual são infinitamente superiores aos dos homens de algumas décadas atrás e isso se torna também evidente no ensino da matemática. Aprender a ensinar matemática se torna fundamental para que se possa acompanhar esses avanços.
“Aos professores da matemática compete selecionar entre toda a matemática existente, a clássica e a moderna, aquela que possa ser útil aos alunos em cada um dos diferentes níveis de educação”. (pág. 15).
[...] “o sentido da matemática deve ser um constante equilíbrio entre a matemática formativa e a informativa”. (pág. 15).
“É preciso formar, porém, ao mesmo tempo, informar das coisas úteis às necessidades de cada dia e de cada profissão”. (pág. 15).
“A escolha da matemática para aqueles que vão ser matemáticos é