Matemática
(Potenciação, Raiz quadrada e Expressões Numéricas)
Ensino fundamental
6º ano
ORIENTAÇÕES:
Realize os exercícios em folhas de fichário com a identificação completa; não há necessidade de copiar as consignas, mas é muito importante o registro dos cálculos ou raciocínio utilizado para a resolução das questões propostas.
Lembre-se de que apesar de estar em casa, o compromisso, a organização e a dedicação com os estudos são muito importantes.
Tenha um ótimo estudo!
1. Leia o trecho de uma lenda sobre a invenção de um jogo.
“É a história de duas nações, uma preta e outra branca, que viveram e guerrearam numa grande ilha que já não existe mais.
Dizem que tantas foram as vítimas daqueles combates e que a tristeza dos dois reis foi tão grande, que eles teriam decidido deixar um registro das atrocidades da guerra, para que ela nunca se repetisse. Os reis sabiam que o desafio não era dos mais fáceis, por isso ofereceram uma grande recompensa para quem pudesse registrar a história da guerra de um modo original e inesquecível. […]
Foi aí que, um dia, um homem chamado Sissa apareceu no reino e declarou ter a resposta aos desejos reais. […]
[Sissa explicou como era o tabuleiro do jogo que criou.]
— O tabuleiro — explicou o estranho visitante — é uma réplica desta ilha, dividida por sete paralelos e sete meridianos, exatamente como num mapa, originando um número igual de quadrados brancos e pretos: sessenta e quatro ao todo.
Os quadrados alternam-se de tal modo, que um quadrado branco fica sempre na extrema direita de cada um dos dois jogadores.”
Cardo, Horácio. A história do xadrez, Rio de Janeiro: Salamandra, 2000. p. 8-9.
A lenda conta que os reis, entusiasmados e encantados com o jogo de xadrez, ordenaram que dessem ao inventor do jogo o que ele pedisse. Sissa pediu certo número de grãos de trigo.
Colégio Paulo VI
Aluno (a):_________________________________Nº.: ____
6 º Ano Ensino