Matemática Financeira
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Funcionamento, vantagens e desvantagens métodos VPL e TIR.
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Pós Graduação Adm. 4
Introdução
Em dias onde a competitividade tem adquirido uma grande extensão no mundo dos negócios, diminuir os riscos de um investimento, se tornou algo prioritário para as empresas. Para que isto aconteça, elas têm utilizado alguns métodos para reduzir as margens de erro existentes, antecedente ao prosseguimento de seus projetos. Neste trabalho irei abordar o funcionamento, as vantagens e desvantagens, de dois, de alguns métodos utilizados por essas empresas. São eles: o VPL (valor presente líquido) e TIR (taxa interna de retorno).
Justificativa
É de total significância, compreender e explicitar a importância da utilização das ferramentas VPL e TIR. O objetivo principal é utilizá-los como suporte para a tomada de decisões, pois uma empresa só tem sentido se ela consegue criar oportunidades de projetos com retorno maior que o mercado financeiro, caso contrário, ela não teria sentido e esses métodos nortearão em relação à viabilidade econômica e financeira, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade.
Desenvolvimento
O método VPL, inicialmente, projeta o fluxo de caixa durante toda a vida econômica do projeto; determina a taxa de desconto, que deve refletir o valor do dinheiro no tempo, custo de capital e o risco do projeto; utilizando a taxa de desconto irá calcular o valor presente do fluxo de caixa projetado; irá calcular o VPL subtraindo o valor presente do fluxo de caixa projetado (VP) do investimento inicial e se o VPL for maior ou igual a zero significa que executar o projeto é viável. As vantagens do método VPL é que reconhece o valor do dinheiro no tempo, ele não é afetado por técnicas contábeis, ele reflete o aumento de riqueza para o acionista, os VPL’s podem ser somados, ele permite a incorporação da taxa de desconto