Movimentos Sociais na Contemporaneidade - Maria da Glória Gohn - Resumo
Objetivo:
- Detenho-me no estudo dos movimentos sociais no Brasil na atualidade e destaco a relação movimento social e educação.
- Há aprendizagens e produção de saberes em outros espaços, através da participação social em movimentos e ações coletivas, o que gera aprendizagens e saberes.
- Uma das premissas básicas a respeito dos movimentos sociais é: são fontes de inovação e matrizes geradoras de saberes. Entretanto, não se trata de um processo isolado, mas de caráter político-social.
No Brasil, essa relação foi sendo vagarosamente construída a partir do fim dos anos 1970. Há baixa publicação no Brasil e América Latina.
- A relação movimento social e educação existe a partir das ações práticas de movimentos e grupos sociais. Ocorre de duas formas: na interação dos movimentos em contato com instituições educacionais, e no interior do próprio movimento social, dado o caráter educativo de suas ações.
- Foram criadas novas associações ou ativadas entidades científicas já existentes, a exemplo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e as Conferências Brasileiras de Educação (CBEs), realizadas bienalmente, que passaram a debater os problemas socioeconômicos e políticos e a destacar os grupos e movimentos sociais envolvidos.
Onde estão os movimentos sociais
- Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação, como a internet. Por isso, exercitam o que Habermas denominou de o agir comunicativo.
- A criação e o desenvolvimento de novos saberes, na atualidade, são também produtos dessa comunicabilidade.
- Na realidade