Matemática financeira
Nesse trabalho exploraremos como analisar uma empresa para orientar uma decisão de investimento. Utilizaremos algumas ferramentas para tanto, todas baseadas nas metodologias de análise estudadas durante o curso de matemática financeira. Nesse trabalho projetamos os resultados de uma empresa-alvo e utilizaremos a TIR e o VPL como medidas de retorno para orientar a decisão de investimento.
Além disso, dado as incertezas do cenário macroeconômico atual, criamos alguns cenários para estressar o resultado da empresa. Para um cenário realista usamos as projeções de PIB e IPCA do BCB, para um cenário pessimista assumimos que a economia brasileira passaria por uma crise prolongada marcada por inflação elevada e recessão. Para o cenário otimista assumimos que a economia se expandiria em ritmo acelerado com a inflação contida.
A empresa-alvo nos foi oferecida por R$ 130 milhões e analisaremos se essa empresa seria uma boa oportunidade ou não. Para tanto nos foi fornecido alguns dados históricos da companhia para os anos de 2009 (ano que a empresa foi fundada), 2010 e 2011. Esses números serão usados como base para nossas projeções.
Referencial Bibliográfico
Para a completa compreensão deste projeto, é importante que esclareçamos alguns itens teóricos como o conceito de fluxo de caixa, de valor presente líquido e de taxa interna de retorno.
O fluxo de caixa é quantia total recebida ou gasta por uma empresa ou por um projeto específico em certo período de tempo. Para seu cálculo, reduzem-se das receitas previstas, as despesas, durante o período de tempo desejado (ou o período que esteja relacionado ao projeto), permitindo assim uma análise de geração de caixa que demonstra os pagamentos e recebimentos esperados neste período.
O valor presente líquido (VPL) é uma fórmula capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada (custo de capital da empresa), menos o custo do