Matemática Financeira
Capital de Goiás é escolhida para integrar a fase piloto da Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID
Desde que foi selecionada para integrar a Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Goiânia vê técnicos e gestores da prefeitura local a trabalhar com especialistas do BID no levantamento de dados e na análise das demandas da cidade, em colaboração com representantes da sociedade civil, do terceiro setor, das universidades, da iniciativa privada e outros atores locais.
Como resultado, o diagnóstico e o desenvolvimento do projeto estão registrados no documento Goiânia Sustentável – Plano de Ação. A Plataforma CES, criada pelo BID, tem por objetivo introduzir o conceito de sustentabilidade em todos os aspectos da gestão municipal, viabilizando o apoio técnico e financeiro para a elaboração e a execução de projetos e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Em Goiânia, a partir dessa mobilização da comunidade, o município iniciou a coleta dos indicadores propostos para a Plataforma. Foram coletados dados pela equipe da prefeitura municipal para composição de 79 indicadores, definidos como marcos quantitativos de referência técnica, que permitiriam avaliar a situação de Goiânia em relação a outras cidades da Plataforma ou da América Latina, tomando como referência valores considerados médios para a região.
De acordo com a chefe de equipe do BID, Márcia Casseb, “O intenso trabalho realizado em Goiânia, com a participação de técnicos do município e de representantes da sociedade civil organizada desde a fase de diagnóstico, resultou na construção de um Plano de Ação com ampla temática, o que permitirá o desenvolvimento de propostas de solução para importantes problemas enfrentados pela cidade. O grande interesse do Município, em todas as etapas de aplicação da metodologia proposta pelo Banco,