matemática financeira
PÓLO PRESENCIAL DE VÁRZEA DA PALMA
Administração de Empresas – 4º semestre
Tutor Presencial: Milene Aparecida dos Reis Lorde
Disciplina: Matemática Financeira
Professora: Ivonete Melo
ALUNOS:
Cláudia Aparecida Aguiar RA 359072
Edilaine Vieira de Souza RA 379691
Gisele de Oliveira Alves RA 349466
João Paulo Rodrigues Dos Santos RA 402931
Juliana Márcia de Souza RA 355693
Moisés José dos Santos RA 379957
Danielle Gomes Carvalho RA 294764
VÁRZEA DA PALMA / MG
NOVEMBRO/2013
O desafio proposto nesta atividade é responder a seguinte pergunta: “Qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade?”.
Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira
A Matemática Financeira constitui a base do mercado financeiro, e deve ser introduzida de forma prática a partir do 7º ano do ensino fundamental, através da estrutura de funcionamento de dois produtos: juros simples e juros compostos. Um conteúdo importante para o sucesso de aprendizagem dos métodos de aplicações financeiras é a porcentagem, pois o aluno deve estar ciente do que vem a ser cálculos percentuais, suas formas de representação e aplicação em situações envolvendo finanças. A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao