matemática financeira
A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.
Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.
O tema também pode de ser aplicado a precificação de ações e de derivativos.
Conceitos
Para tanto, utiliza uma série de conceitos que precisam ser dominados claramente.
Principal ou Capital ou Valor Presente: Valor que está sendo emprestado ou investido.
Juro: Compensação paga pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento) para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. Pode ser expresso em valor monetário ($) ou como uma taxa de juro (%).
Saldo: É a soma do Principal com o Juro em um determinado momento.
Parcela ou Pagamento: Valor pago pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento).
Fechar bons negócios no mercado imobiliário requer um profissional com bom conhecimento geral do setor. Mas, saber usar as principais operações financeiras do segmento para os cálculos de projeção das prestações de imóveis é um diferencial importante nas transações. O conhecimento dos conceitos fundamentais da matemática financeira é aplicada no dia-a-dia e são essenciais para uma tomada de decisão que envolve qualquer operação financeira.
A matemática financeira, em um contexto atual, está entre os conhecimentos mais exigidos no mercado. Conjuntamente ao aumento da necessidade desse tipo de ferramenta o mercado imobiliário cresce em igual proporção. O curso matemática financeira aplicada ao setor imobiliário une essas demandas de forma prática e objetiva, por meio de exercícios, dinâmicas e estudos de caso.
OBJETIVO
Estudar os conceitos de Matemática Financeira para entender os mecanismos do Valor do Dinheiro no Tempo.
Analisar diversos modelos de planos de financiamentos.