MATEMÁTICA FINANCEIRA
Módulo: 2
Atividade: O Custo do Dinheiro no Tempo
Título: O Custo do Dinheiro no Tempo
Aluno: Cristine Rosa da Silva
Disciplina:Matemática Financeira
Turma: B
Introdução
O CUSTO DO DINHEIRO NO TEMPO
Resumindo o conceito a respeito do custo do dinheiro no tempo : trata de quanto tenho hoje e quanto terei em determinado período de tempo tendo aplicado o meu capital inicial (dinheiro) em alguma modalidade de investimento. A esse rendimento podemos dar o nome de juro e como calcular esse rendimento, aí entra a matemática financeira.
Como já é do meu conhecimento tanto da época da graduação como no mundo empresarial, dinheiro que não está sendo investido de alguma forma, é perda de oportunidade de rendimento. Ou seja, dinheiro parado tem um custo de oportunidade perdido. Como investir o dinheiro é decisão de cada um, seja como individuo ou como empresa.
Justificativa
A forma de capitalizar o recurso financeiro pode ser simples ou composta. Em determinadas situações o juro simples será mais interessante considerando períodos até 30 dias, para períodos maiores o juro composto para que está investindo é mais rentável, já que há a atualização do capital investido e conseqüentemente remuneração maior.
As fórmulas fornecidas pela matemática financeira nos auxiliam na hora de decidir onde investir, ou como definir a forma de aquisição seja de bens pessoais, por exemplo, na compra de um eletrodoméstico, qual o melhor negócio : a prazo ou a vista? E partindo da necessidade de tomar decisões surgem as comparações através da matemática financeira.
Desenvolvimento
Exemplo simples : uma máquina de lavar custa a vista R$ 1.200,00 – com prazo de 12 meses custa R$ 1.440,00 – imaginando um comprador que tenha o valor a vista aplicado a um rendimento simples de 1% a. m. -
Podemos aplicar a fórmula : VF = VP + VP x i x n
VP = 1.200 i = 0,12 n = 1
VF = 1.200 + (1.200 * 0,12 * 1)
VF = 1.344 – valor do capital investido daqui