Matemática Financeira e Orçamentaria
Custos: é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Estão relacionados diretamente com as operações e a manutenção dos setores operacionais de uma empresa.
Despesa: As despesas estão relacionadas com os gastos administrativos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, comissão de vendedores, planejamento empresarial e etc.
Investimentos: são os gastos não cotidianos e tem como objetivo: o aumento de quantidade e/ou qualidade da produção, a diversificação da produção de bens ou serviços, a melhoria do ambiente interno, a divulgação ou melhoria da imagem da empresa e etc.
Gastos não operacionais: referem-se aos valores que não estejam relacionados com as atividades de uma empresa.
Instrumentos de planejamento e de controle orçamentários e de gestão financeira: A montagem de um fluxo de caixa e a projeção de resultados se baseia nos princípios que: A montagem de um fluxo de caixa deve respeitar o regime de efetiva entrada ou saída de valores financeiros, enquanto a projeção de resultados deve respeitar a competência dos gastos e da receita auferidas pelas empresas.
Em seu cotidiano operacional, para uma empresa que busca obtenção de melhores resultados e o aumento de sua participação no mercado, principalmente junto aos seus consumidores, existe alguma vantagem em operar abaixo da linha do ponto de equilíbrio?
R:Não nenhuma vantagem em operar abaixo do ponto de equilíbrio pois a empresa estará operando com prejuízo operacional.
O ponto de equilíbrio é o momento em que a empresa não tem lucro nem prejuízo.operacionalmente é o momento em que a empresa consegue