Matemática financeira no cotidiano
TRABALHO DE MATEMÁTICA
A matemática financeira no cotidiano
Colégio Sagrado Coração de Jesus
2012
Introdução: Durante este terceiro trimestre nos foi ensinado a importância da Matemática Financeira e como ela está direta e indiretamente ligada à negociações e acontecimentos que ocorrem em nosso cotidiano, como por exemplo, no simples ato de comprar ou vender alguma coisa. Este trabalho, baseado em informações contidas na internet e também nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, visa esclarecer e ajudar a entender como e onde esta área da matemática deve ser usada, como fazemos para calcular uma taxa de juros, por exemplo, seja ele simples ou composto. Visa também, nos mostrar quais são as definições dos termos presentes nela, e principalmente, deseja explicar o que realmente é a Matemática Financeira, pois é ela que nos ajuda a saber quando alguma negociação nos deixará no lucro ou então no prejuízo ou então, como devemos nos comportar diante de qualquer outra situação relacionada a dinheiro.
O Uso da Matemática financeira: A matemática financeira é um ramo da matemática que visa estudar o “comportamento” do dinheiro em certo período de tempo, ela procura simplificar uma operação financeira por meio de procedimentos matemáticos, tanto em regime de juros simples ou então, compostos.
Há alguns termos presentes nessa área que precisam ser entendidos:
Juros: Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos. * Juros simples: O cálculo é feito em relação ao capital inicial, período a período. Desse modo, o valor do juro é constante em cada período. * Juros compostos: O cálculo de juro é feito em relação ao montante que se tem no início de cada período. Desse modo, no final de cada período o juro é acrescentado ao capital.
Capital: O Capital é o