Matemática Financeira - Moeda
DOCENTE: PROF. CLEITON NOGUEIRA
ALUNO: DANIEL ARAÚJO NOGUEIRA MAT.: 201202038476
PERÍODO: 4º SEMESTRE
ATIVIDADE: RESUMO SOBRE A ORIGEM DA MOEDA, DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS.
Data: 25/03/2014.
A ORIGEM DA MOEDA, DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS.
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta.
A ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS:
As operações comerciais mudaram de acordo com o tempo histórico. Assim, destacam-se importantes mudanças históricas na economia de troca direta para a indireta.
A economia de troca direta é a transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta serviço para receber de outra parte um bem ou serviço em retorno de crédito, sem que um dos bens seja moeda. Isto é, sem envolver dinheiro ou qualquer aplicação monetária aceita ou circulação, como por exemplo, um agricultor com um marceneiro na prática de escambo, trocando dois cestos de fruta por uma cadeira de madeira. O escambo, por sua vez, foi utilizado no Brasil, durante os primórdios da colonização portuguesa, uma vez que os índios brasileiros não conheciam a moeda.
A economia de troca indireta é a transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta serviço para receber de outra parte moeda. Isto é, envolvendo dinheiro ou qualquer aplicação monetária aceita ou circulação, como por exemplo, um agricultor com um comprador, vendendo dois cestos de fruta por um valor em moeda ou dinheiro.
A ORIGEM DA MOEDA:
A moeda surgiu em diversas civilizações, formas e com representações do valor monetário: concha, sal, ouro, prata, sementes e metais (faca ou chaves). A função das moedas metálicas e posteriormente do papel moeda foi, pois, facilitar as trocas comerciais.
A