Matemática Aplicada Euler
Rafael Feres Moreira Lima2
Ivanildo Silva Abreu 3
1
DESCRIÇÃO DO CASO
A sustentabilidade são ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades
da população, sem afetar as gerações futuras. A sustentabilidade se entrelaça com o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A construção civil está entrelaçada com o bem-estar da população. Com o crescimento populacional, começou a se perceber uma maior demanda de construções, desta maneira foi percebido uma otimização na produção diminuindo os gastos e aumentando a velocidade de execução, onde isso é feito com o intuito de se gerar mais lucro.
Esse conceito vem crescendo cada vez mais na construção civil, onde o engenheiro deve ter conhecimento para construir utilizando ideias sustentáveis. É possível identificar se uma edificação é sustentável ou não a partir do condicionamento de ar no edifício, posicionamento de fachadas em relação a nascer e por do sol, reuso de água, além de outros aspectos. A partir dos conceitos discutidos anteriormente foi proposto analisar as variações de temperatura em relação tempo que ocorrem no prédio. Onde a solução desse case é apresentado a partir dá elaboração de um modelo matemático onde este possa descrever a variação de temperatura dentro de um prédio. Além disso, deve-se apresentar uma comparação dos resultados a partir da solução modelada e o método de Euler modificado, sendo esta comparação expressa em uma tabela e gráficos.
1
Case apresentado à disciplina de Matemática Aplicada da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Aluno do 5º período do curso de engenharia civil da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
3
Professor Mestre e Orientador
2
2
ANÁLISE DO CASO
2.1 Aquecimento e resfriamento de prédios
Para estudo do caso levantamos algumas perguntas:
Determinar o modelo