matematica
ETAPA 1
PASSO 3
Texto dissertativo argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.
O professor deve repensar a prática pedagógica e manter-se aberto à novas possibilidades, podendo oferecer aos alunos os mais diversos recursos, para que os mesmos possam elaborar e construir o conhecimento, e cabe ao professor, atender a coletividade e ao mesmo tempo considerar as particularidades de cada um.
No processo inicial da construção do conceito de número, as intervenções do professor devem ser pautadas na ludicidade, para fixar o conhecimento de maneira prazerosa, assim, à criança não se assusta com mitos e inverdades sobre a matemática.
E muito importante lembrar que os números estão presentes em nossas vidas desde antes de nascermos, e nos acompanha durante toda jornada. A contagem é uma das primeiras formas que a criança tem de entrar em contato com o sentido dos números.
O professor deve lembrar que a habilidade das crianças de aprenderem a sequência correta de palavras numéricas está fortemente ligada por oportunidades de aprender e praticar essa sequência, por isso, o educador deve ensinar com jogos e brincadeiras para que a formação de conceito de número seja completa.
Não devemos esquecer que ensinar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele que achamos o correto, pois quando as crianças estão aprendendo os números, não há limites para as formas de ensinar. Exemplos: músicas infantis (1, 2 feijão com arroz, 3, 4 feijão no prato...) brincadeiras (amarelinha, esconde- esconde...), etc.
O professor deve encorajar a criança a opinar e a participar ativamente dos jogos e brincadeiras, respeitando a espontaneidade e estimulando o pensamento e a criatividade, assim afirmamos que o educador deverá sempre fazer com que seus alunos exponham o seu pensamento sem medo do