Matematica
O que é?
São as regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. Os princípios originaram-se da necessidade e estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento profissional, permitindo aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.
Quais são?
Princípios mundiais:
Da Objetividade;
Da Materialidade (ou Relevância);
Do Conservadorismo (ou Prudência);
Da Consistência ou Uniformidade.
Os Princípios Contábeis do Brasil foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela resolução CFC 750/93 e aperfeiçoado pela resolução CFF 774/94 determinando os seguintes princípios:
Entidade
Continuidade
Oportunidade
Registro pelo valor original
Atualização Monetária
Competência
Prudência
Pra que serve?
Entidade: Reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade.
Continuidade: São as diferenças, as situações pelas quais passam o patrimônio. A continuidade da contabilidade é um aspecto a ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação. Mutação do patrimônio quantitativamente ou qualitativamente.
Oportunidade: Esse se refere ao mesmo tempo, a um todo e um e a cada fase do patrimônio, determinando o que deve ser feito de imediato independente do que possa ocorrer.
Registro: È através dele que registramos as transações do patrimônio, para que possa se ter um controle desde o inicio do patrimônio dos valores originais.
Atualização Monetária: É o compatível com o valor original, sendo que o 1° apenas utiliza e mantém atualizado o valor de entrada, qualquer alteração que entra em ação com O Principio da Atualização Monetária, que ajusta os valores.
Competência: Tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o