Matematica
Crise do Software
O termo surgiu na década de 70, refere-se a um conjunto de problemas encontrados no desenvolvimento de software.
Com a grande demanda; a importância de se estabelecer técnicas para o desenvolvimento de sistemas com qualidade começaram a aparecer.
As imaturidades da sociedade com a criação de softwares fizeram com que alguns projetos baixassem a qualidade, tivessem códigos de difícil manutenção, e, estourassem o orçamento e o prazo. Foi quando se viu necessário o surgimento de uma nova profissão, a Engenharia de Software.
As soluções para a crise do software, esse Planejamento foi a longo prazo.
Ainda estamos na Crise do Software, a engenharia de software ainda precisa evoluir para atingir patamares similares a outras engenharias. Os projetos de software ainda estão sujeitos a fracassos e é importante que seja mantida pesquisas com objetivo de gerar novos processos e padrões para facilitar seu desenvolvimento.
Mas a verdade é que a própria história nos mostra que tempos de crise são tempos de soluções inovadoras, são tempos em que precisamos usar muita criatividade para superar a dificuldade.
Mudanças realizadas para contorna a crise de software:
A mudança tecnológica teve um efeito dramático na produção de software. Num breve período de tempo, os recursos de hardware aumentaram muito e permitiram que produtos mais complexos fossem criados.
Traçando um paralelo, seria como engenheiros civis, depois de anos construindo apenas casas ou pequenos prédios de 2 ou 3 andares, se vissem repentinamente com a tarefa de construir grandes arranha-céus (Dijkstra, 1972):
A maior causa da crise de software é que as máquinas tornaram-se várias ordens de magnitude mais potentes! Em termos diretos, enquanto não havia maquinas, programar não era um problema; enquanto tivemos computadores fracos, isso se tornou um problema pequeno e agora que temos computadores gigantescos,