matematica
Nas duas últimas décadas, as organizações alteraram a sua estrutura e o desenho das suas funções. De organizações burocráticas, estáveis e com funções especializadas, mudam para organizações em permanente mutação com funções que exigem flexibilidade, inovação e predisposição e/ou habilidades para trabalhar em equipe. Toda esta mudança conduziu a que os métodos utilizados no recrutamento e seleção sofressem também alterações. Assim, surgiram novos métodos e são adaptados outros, para melhor se avaliar os candidatos e predizer o seu desempenho profissional. Mas a utilização, ou não, destas inovações exige uma análise cuidadosa à luz dos conceitos que fundamentam cientificamente o processo seletivo, especialmente daqueles relacionados à natureza da decisão a ser tomada, da validade e fidedignidade dos instrumentos que caracterizam método utilizado.
Em outras palavras, os responsáveis pelo recrutamento e pelo processo seletivo, para de fato fazer um trabalho bem sucedido, tanto para os candidatos, quanto para a organização, devem dominar e fazer uso dos conceitos que fundamentam o processo de seleção científica.
Podemos notar alguns desses processos de recrutamento e seleção de pessoas, e ver que o método moderno, aposta em um profissional bem qualificado, com capacidade de aprendizado contínuo, ótimo relacionamento interpessoal e com visão 360 graus.
Método tradicional
Recrutamento e seleção focados no processo.
Voltados para o presente
Seleção condicionada à existência de vagas.
Recrutamento e seleção com o objetivo de preencher a vaga.
Valorização do conhecimento e experiência.
Método moderno
Captação e seleção de talentos focados na estratégia da organização.
Voltados para o presente e o futuro.
Captação e seleção de talentos como processo contínuo.
Captação e seleção com visão de ascensão profissional, formação de equipes, e oportunidades de desenvolvimento.
Valorização do