MAtematica
É muito mais que uma cadeira na faculdade, é um ensino para a vida.
O foco que estamos estudando é juros simples e composto, que é essencial, pois nos dias de hoje, nos ajuda tomar decisões tanto dentro de uma empresa quanto em nossa casa.
A capitalização simples esta relacionada a períodos menores que 1. A capitalização de juros composta já esta relacionado a superior a 1, por exemplo o financiamento de um veículo.
E tendo este conhecimento em mãos poderemos facilitar nossa vida e de nossa empresa, se certificando que estamos tomando a decisão certa.
O calculo de juros simples é feito em relação ao capital inicial, período a período. Desse modo, o valor do juro é constante em cada período.
O calculo de juro composto é feito em relação ao montante que se tem no início de cada período. Desse modo, no final de cada período o juro é acrescentado ao capital. A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.
Portanto os juros na mais é que a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de