Matematica
Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para deter poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.
As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
No mercado de fatores de produção, são determinados as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
Exemplo de Monopólio.
Monopólio são empresas que detém toda a produção de um determinado produto para o mercado (única produtora ou fornecedora). Um exemplo é a Petrobrás que detém o direito exclusive de prospecção de petróleo no território nacional.
O monopólio ocorre por que existe alguma barreira à entrada de novas empresas, normalmente ligadas aos custos de produção ou a detenção de algum fator de produção exclusivo. Por exemplo, as barreiras tecnológicas, como a Microsoft que desenvolve softwares e ganha uma proteção a patente para ser o único fabricante de seu invento. Também ocorre, por exemplo, a escala de produção elevada em termos de custos, como as construtoras de aeronaves: Embraer no Brasil, a Boeing nos EUA e a Airbus Europeia.
O monopólio pode definir seu