matematica
Nome do(a) aluno(a):
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: História da Matemática
Professor(a):
Data:
Tópicos de Estudos: 1 e 2
Unidades do Livro Didático: 1 até 5
Questão 1:
“O descobrimento da geometria não euclidiana deve-se a própria geometria euclidiana”. Considere esta afirmação e descreva como aconteceu o processo de criação da geometria não Euclidiana desde as primeiras considerações até sua formalização e aplicações. Destaque também duas características e duas aplicações da geometria não euclidiana.
(1,5 pontos)
Questão 2:
Ao estudarmos os sistemas de numeração observa-se que cada sistema tem sua lógica de constituição, uns são posicional, outros não. Após finalizar o estudo da unidade 1, do seu livro didático, relacione a coluna da direita com a da esquerda realizando as conversões de um sistema de numeração para outro.
(2,0 pontos)
( 1 ) O número 422 em egípcio.
( ) CMLXXXVII
( 2 ) O número 1387 em maia.
( )
( 3 ) O número 987 em romano.
( )
( 4 ) O número 647 em romano.
( )
( 5 ) O número 4022 em egípcio.
( )
( 6 ) O número 437 em maia.
( ) DCXLVII
Questão 3:
Os hindus utilizavam um sistema de multiplicação conhecido como per gelosia que significava “por janela”. Este processo consiste na construção de um quadro que tem o numero de linhas igual ao numero de algarismos do multiplicando e número de colunas igual ao número de algarismos do multiplicador. Este sistema de multiplicação tem seu algoritmo próprio conforme você estudou em nosso material didático. Use um esquema de multiplicação em gelósia para efetuar o produto de 185 e 439.
(1,5 ponto)
Questão 4:
Cada sistema de numeração tem sua característica própria de representar quantidades, seus símbolos podem ou não ocupar valor posicional. Para identificar estas diferentes formas de representar um número em diferentes sistemas de numeração, escreva o número 984 no