Matematica
Um fluxograma é um diagrama que mostra as etapas de um processo ou atividade que é muito útil na investigação de falhas ou de melhoria. Através dele tem-se uma visão geral do processo de forma detalhada mostrando realmente como esse processo é realizado.
Na verificação da interface entre as etapas do processo, podem-se descobrir falhas ou fontes de futuros problemas.
Os fluxogramas podem ser utilizados tanto em um processo completo quanto de forma parcial, detalhando-se um seguimento desse processo. A sua utilidade abrange qualquer atividade dentro da empresa, tanto em questões de qualidade, como de fabricação, administrativo, vendas, compras, etc.
Os fluxogramas são construídos utilizando-se figuras com funções específicas que traduz cada passo da rotina representando não só a seqüência do processo como também a circulação de dados e documentos. Algumas figuras estão representadas abaixo:
Comentário sobre os símbolos :
Processo
O retângulo representa os diversos passos que possam existir numa rotina.
A identificação da operação e de quem a executa é registrada no interior do símbolo. Definir quem a executa é importante por ser esteo cliente ou fornecedor das operações anteriores e posteriores.
Linhas conectoras
As linhas representam os dados de uma entrada / saída de cada operação ou decisão. A identificação do dado deve ser feita sobre a linha, se necessário.
Decisão
Representada pelo losango, a operação de decisão u de chaveamento é que determina o caminho a seguir dentre os vários possíveis. A identificação da decisão e as alternativas do caminho devem seguir registradas no interior e ao lado do símbolo.
Terminação
Representa o início e/ou o fim de um processo.
Conector
Usado para fazer conexão entre partes de um fluxograma.
Documento
Utilizado quando dentro de um fluxo há a presença ou é gerado um ou vários documentos.
Como construir um fluxograma 1. Definir as etapas do processo do início ao fim; 2. Definir