Matematica
Edda Curi aponta as Diretrizes Curriculares Nacionais pelos avanços ocorridos nos últimos anos referentes à formação de professore principalmente no que se refere aos cursos de licenciatura que passaram a ter características próprias de licenciatura. Ela cita dois artigos: o artigo 3º que enfatiza as competências tanto geral quanto a comum específicas do curso e coerência entre a teoria e a prática do aluno de um curso de formação de professores; o artigo 5º o professor em sua formação deve ter diversos conhecimentos, dando ênfase ao conhecimento específico à sua área. A autora considera que o professor deve ter conhecimento sobre os objetos de ensino, saber conceitos historicidade e saber articular esses conhecimentos, assim poderá tornar conhecimento amplo.
Em se tratando de formação de professores de nível superior, os dados mostram o quanto o curso de pedagogia está distante dos cursos de nível médio no tocante ao número de alunos que habilitados. A pesquisa mostra que em 2002, os cursos de formação de nível médio habilitaram (124.776) e os cursos de pedagogia (41.608). Ainda assim, Edda Curi, optou por realizar seu trabalho de pesquisa em cursos de nível superior.
Dentro desta pesquisa ela pode observar a grade curricular dos cursos de pedagogia, ela escolheu os cursos de vários estados do território brasileiro que participaram do Exame Nacional dos Cursos. Seu objetivo era analisar a grade curricular, a bibliografia, ementa e a formação acadêmica do formador.
Como base para este trabalho nos cursos de pedagogia autora se apropria da teoria de Shulmam (1992). Ele diz que cada área tem sua especificidade e que dentro disto o professor deve