O direito
Os militares se tornaram responsáveis pela guerra da hegemonia da monarquia, na qual estavam inseridos na classe media intelectual. Dentre os militares da armada e guarda nacional, que eram de elite, alguns exerciam atividades comercias locais ou estavam como proprietários de terras.
Fica evidente a extrema importância de uma classe social na transição de regime, devido as formas de reprodução social com as alianças matrimonias entre famílias abastadas, que ajudou a manter poder entre essa elite por um tempo, demonstrando a influencia que grupos econômicos tiveram na formação da politica, de partidos e social no surgimento da republica.
No final do século XIX ocorreram revoltas político-partidárias no estado do Pará. A revolta ocorrida em Belém que de um lado envolveu o Partido Republicano Democrático e de outro o governo do estado, liderado pelo Partido Republicano do Pará. Aborda as ações de grupos organizados pelo partido que, derrotado em eleições, tentou evitar a abertura do Congresso Constituinte e a elaboração da primeira Constituição republicana do Pará, depor o governador do estado.
Nos momentos que antecederam a abertura do Congresso Estadual Constituinte, sem conseguir vencer os republicanos no campo ideológico, ou seja, sem sucesso na construção da contra-hegemonia, os democratas investiram no uso da força física como meio de impor seu programa político e de recuperar posições que ocuparam até à Proclamação. Assim,