Matematica
FONTES DE ENERGIA: NÃO RENOVÁVEIS PETRÓLEO
O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:
O primeiro passo é a extração. É a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.
O segundo passo é a perfuração. Ao localizar a jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boias marcadoras sobre a água do mar. Caso sejam encontradas na terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente.
Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas (imagem). As torres de perfuração podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.
O terceiro passo é a extração. Quando o poço é perfurado, o petróleo jorra espontaneamente até a superfície devido à alta pressão da camada gasosa debaixo da qual o petróleo encontra-se. Sendo reduzida essa pressão é necessário o uso de equipamentos adequados (como o “cavalo de pau”) que bombardeiem o petróleo para a superfície.
Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço.
No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda.
O petróleo, depois de tratado, é utilizado como produtos petrolíferos ou são incorporados no fabrico de outros produtos químicos, para fazer gasolina, querosene de aviação que é combustível de aviões e querosene de iluminação que é