Matematica
Um empréstimo é um tipo de dívida. O empréstimo é em compromisso entre duas partes de que um determinado bem seja ele um livro ou um valor monetário será empréstimo ao devedor pelo credor do empréstimo.
Pode-se dizer que um empréstimo é um serviço de empréstimo.
Um empréstimo tem estipulado em prazo de início e de fim do serviço. O prazo do empréstimo pode ser decidido pelas partes de forma livre.
Geralmente o empréstimo é realizado através da assinatura de um contrato de empréstimo.
O devedor recebe o bem emprestado, geralmente após a assinatura do contrato de empréstimo.
O credor cobra um prêmio para a realização do empréstimo, geralmente através de uma taxa de juros que incide sobre o valor monetário emprestado.
As instituições financeiras são as principais fomentadoras dos empréstimos. Elas são responsáveis pela disponibilização de empréstimos. Geralmente elas são controladas pelo Banco Central do país, orgão que dita as principais regras sobre os empréstimos.
As taxas de juros dos empréstimos é definida através da lei da oferta e da demanda, na maioria dos países. Algumas modalidades de empréstimos possuem regras deterimadas pelos bancos centrais, que pode estipular uma taxa de juros padrão para alguns tipos de empréstimos que são oferecidos através de recursos de fundos, como por exemplo Poupança e FGTS.
Muitos empréstimos são concedidos pelas instituições financeiras após uma análise detalhada vida financeira dos possíveis devedores. Porém, existem empréstimos que são concedidos sem consulta de possibilidades de pagamentos. Estes são empréstimos concedidos à baixa renda, geralmente denominados micro-crédito.
Historicamente, os empréstimos no Brasil são fornecidos pelos bancos. Os bancos têm poder decisório sobre a quantia emprestada e os juros que serão aplicados através de análise da vida financeira do possível tomador do empréstimo.
As principais regras sobre empréstimos são regulamentadas por portarias do Banco Central do Brasil. O