matematica e logaritmos
Terremotos.
Um sismo ou terremoto é um movimento natural repentino da crosta terrestre que ocorrem bruscamente num período de tempo bem restrito, a partir de um determinado local e propagando-se em todas as direções. As ondas sísmicas podem ser provenientes por movimentos subterrâneos de placas rochosas, atividade vulcânica e por deslocamentos de gases do interior da Terra, principalmente metano.
Grande parte dos terremotos ocorre nas fronteiras entre placas tectônicas ou em falhas entre dois blocos rochosos. Estas falhas são fraturas ao longo das quais os blocos rochosos de crosta terrestre se movimentam, em ambos os lados, relativamente uma sobre a outra e em paralelo com a fratura. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros. Entre os efeitos dos terremotos estão à abertura de falhas, a ruptura de um bloco de rocha através de uma falha geológica, deslizamento de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem, além disso, resulta em perdas de vidas, altos prejuízos econômicos e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc.).
O terremoto com maior impacto já registrado ocorreu no Chile em 1960 e atingiu 9.5 na escala de Richter. Este terremoto ficou conhecido como o Grande terremoto do Chile. Agora, em fevereiro de 2010, o mesmo país foi novamente castigado por um novo terremoto de grande energia.
Tipos de sismos
A maioria dos sismos são designados sismos tectônicos, devido forças tectônicas entre as placas serem aplicadas na Litosfera, faixa que desliza lentamente, mas continuamente sobre a Astenosfera devido às correntes de convecção com origem no Manto e no Núcleo terrestre.
As placas podem afastar-se, originando tensões entre elas, colidir-se uma sobre a outra, resultando em forças de compressão, ou simplesmente deslizar uma em