matematica e lingua portugusa

304 palavras 2 páginas
esfera pública e privada
O surgimento da esfera pública ocorreu no final do século 18, com a expansão da participação política e a consolidação dos ideais de cidadania. É o resultado da luta da burguesia contra o absolutismo e, no caso da Inglaterra, da luta para o fortalecimento de uma monarquia constitucional, com o objetivo de transformar uma autoridade arbitrária em autoridade racional, sujeita ao escrutínio dos cidadãos organizados em um corpo público, sob a lei.
Esfera pública é a dimensão na qual os assuntos públicos são discutidos pelos atores públicos e privados, tal processo culmina na formação da opinião pública que, por sua vez, age como uma força oriunda da sociedade civil em direção aos governos no sentido de pressioná-los de acordo com seus anseios. a esfera privada e o oposto da esfera pública e um setor determinado da vida em sociedade na qual um indivíduo goza de certo grau de autoridade, livre de intervenções governamentais ou de outras instituições. Exemplos da esfera privada são a família e o lar.
Quanto a Esfera Privada, é bem simples de entender: eles são subordinados ao Governo para pagar impostos e entre outros, em troca da garantia de tornar a propriedade adquirida de forma permanente. E por causa desta negociação, surge também algumas contra-partidas na verdade, contra-propostas para que, caso a empresa seja submetida ao estado dentro da lei, que a empresa também deva ter uma seguridade social, que no caso seria o patrimônio deles serem protegidos pelo Estado pois dá a entender que se a empresa paga imposto, o Estado então também deveria colaborar com a organização corporativa e até de terceiros no caso os profissionais liberais e entre outros.

Relacionados