Matematica no cotidiano
Campus Porto Velho
Núcleo de Ciências Exatas e da Terra – NCET
Disciplina: Didática da Matemática.
Professor: Marçal França.
Angélica Nunes das Neves
MATEMÁTICA NO COTIDIANO
Porto Velho-RO
15/07/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Ao contrário do que pode parecer, e muitos acham, e nem se dão conta que a matemática não está somente nas salas de aula, nos exercícios e atividades propostos pelos professores e acadêmicos. A matemática está em todo lugar, e em todas as coisas, tudo o que fazemos no dia a dia envolve números, cálculos e contas. Portanto podem ser representados matematicamente, e explicados através dos números.
A matemática também está presente em todos os momentos de nossa vida, no almoço, na caminhada, no trabalho, e até na hora do lazer, quando calculamos o saldo de gols ou os pontos ganhos, o número de derrotas e empates de um campeonato de futebol e, com base nesses números, estabelecemos quais são as chances de nosso time chegar às finais e ser campeão, a matemática está presente ai.
Quando medimos as quantidades de alimento de uma receita, quando contamos os dias de um mês, o preço de um produto em uma loja, a cotação do dólar, a queda da bolsa, o superávit da exportações do pais, a matemática e os números estão presentes. Ou seja, fazer contas, contar, numerar (a matemática) é muito importante para todos nós, o tempo todo.
1. MATEMÁTICA E O COTIDIANO
A maior parte dos estudantes e também a maioria da população veem o ensino e o conhecimento da Matemática como uma das matérias mais difíceis e menos atraentes. Mal se dão conta de que todos fazem uso da Matemática no dia-a-dia e para a maioria (se não dizer todas) as situações do dia-a-dia. O cidadão se depara com situações que exigem raciocínio matemático como adição, subtração, divisão e multiplicação e dentre várias outras situações. Como o uso de