Matematica financeita
Passo 1
Valor Presente (PV): È a estimativa de valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade, ou seja, é o valor que deve ser corrigido para então ser resgatado, ou ainda pode se dizer que é o valor que está sendo emprestado ou investido.
Valor Futuro (FV): Analogamente, o valor futuro é o somatório do “carregamento” de cada fluxo, seja negativo ou positivo, até o pagamento final pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente. Em outras palavras, para encontrar o valor futuro de um fluxo de caixa, deve-se tomar cada recebimento e pagamento e calcular o valor futuro desses fluxos individuais, até o vencimento da operação, utilizando uma taxa de juros predefinida.
Passo 2
Dados
Valor do capital: $ 120.000,00
Prazo: 18 meses
Taxa de juros: 1,25 ao mês
Capitalização Simples
Capitalização Composto
Passo 3
Nota-se nas demonstrações acima, que houve diferença nos resultados das parcelas e o valor futuro do mesmo cálculo, pois foram calculadas em dois diferentes regimes de capitalização. O primeiro regime é o de Juros Simples (função linear), onde o valor futuro é formado pela
Somatória do valor principal ou de origem com juros, ou seja, são os acréscimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação.
O outro regime utilizado é o de Juros Compostos (função exponencial), onde também se pagam os juros sobre o valor principal, mas com uma importante diferença ; o valor inicial deve ser corrigido período a período. Essa correção são sobrepostas e sucessivas por ‘n períodos’ em função de uma taxa de juros contratada. Então, houve essa diferença, pois, nos juros