Matematica financeira
Este trabalho tem como objetivo conhecer os procedimentos e aplicações da Matemática Financeira. Mostra à diferença dos regimes de capitalização de juros simples e composto, nos dando a noção das variações que um financiamento pode sofrer quando se altera os meses e a taxa de juros. Utilizando uma tabela que auxilia a simular a evolução de cada modalidade de financiamento considerando os três sistemas de amortização oferecidos no mercado: SAC, SACRE e PRICE, pode-se ver se realmente compensa obter o recurso com terceiros e qual decisão tomar quanto à escolha do financiamento. Este estudo se faz importante para que entendamos os custos dessas transações e poder decidir sobre qual tipo de financiamento escolher em determinas situações dentro de uma empresa.
1. Fundamentos da Matemática Financeira
Diferenças entre Juros Simples e Compostos
A matemática financeira é um ramo da Matemática que se preocupa em estudar os cálculos matemáticos relacionados a operações de investimento e financiamento realizados por agentes atuantes no mercado financeiro. Independentemente do tipo de operação, sempre há um empréstimo de recursos, ou seja, de dinheiro envolvido. Sendo assim, o conceito-chave da matemática financeira é taxa de juros, aplicado à um valor presente obtendo assim o valor futuro.
1.1 Valor presente
O valor presente é o valor atual de um montante futuro em unidades monetárias, o montante de unidade monetária que poderia ser investido hoje a uma dada taxa de juros durante um período especificado para se igualar ao montante futuro. O valor presente, como o valor futuro, baseia-se na convicção de que $ 1,00 hoje tem mais valor que $ 1,00 que será recebido em alguma data futura. O valor presente efetivo de $ 1,00 depende muito das oportunidades de investimentos do recebedor e do instante no tempo no qual $ 1,00 está para ser recebido. A equação a seguir pode ser utilizada para encontrar o valor presente: