Matematica Financeira
Administração - Matemática Comercial e Financeira
ADMINISTRAÇÃO
WEB AULA 1
Unidade 1
Observe o diagrama acima que demonstra a composição do conjunto numérico, onde se encontram: Números Naturais (N)
Compõe o conjunto dos Números Naturais todos os números inteiros positivos, incluindo o zero. Sua representação é feita pela letra N em maiúscula.
N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10, …} incluindo o zero.
Para sinalizar que o zero está excluído do conjunto do números Naturais coloca-se um asterisco (*) após a letra representativa N:
N* = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11, …} Números Inteiros (Z)
O que são os números inteiros? Como surgiram? Qual o motivo de existirem?
Quando uma pessoa empurra um carro, este carro reage com uma força de mesma intensidade. Como representar esta força contrária?
Então, o números inteiros são os números positivos e negativos.
Como nos números naturais existe a possibilidade de excluir o número zero, nos números inteiros também existe esta possibilidade. Para esta representação é necessário o asterisco, observe: Números Racionais (Q)
Há muitos anos a raça humana necessitou dividir um objeto em partes iguais. Então, nesse momento, surgiram os números racionais, que estão relacionados a uma razão entre dois números inteiros.
Logo, este conjunto de Números Racionais é composto de todos os números inteiros (Z), também pelos números decimais finitos (por exemplo, 243,4456) e pelos números decimais infinitos periódicos (são denominados dízimas periódicas, que nada mais são que uma sequência de algarismos que se repetem infinitamente na parte decimal do número). Números Irracionais (I)
O Conjunto dos Números Irracionais necessariamente é formado por números decimais infinitos não-periódicos, ou seja, não contendo dizimas periódicas. E não podem ser representados por meio de uma fração. A representação é pela letra I.
Matemática Comercial e Financeira - Exemplo 1:
Números Reais (R)
O Conjunto