matematica financeira
Balanço Patrimonial (BP)
No Brasil, o balanço é dividido em três grandes tópicos: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. A atual legislação estabelece a seguinte classificação para o Ativo e o Passivo: circulante e não circulante. O ativo não circulante é formado por realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Resumindo, tem-se o quadro esquemático a seguir para o Balanço Patrimonial: Estrutura do Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO
ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE
DISPONIBILIDADES FORNECEDORES
CLIENTES EMPRÉSTIMOS
ESTOQUES IMPOSTOS A RECOLHER
OUTROS OUTRAS DÍVIDAS ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO CIRCULANTE
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO - FINANCIAMENTOS INVESTIMENTOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO
IMOBILIZADO CAPITAL SOCIAL
INTANGÍVEL AÇÕES EM TESOURARIA RESERVAS AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS
.
Ativo Circulante
O Ativo Circulante engloba, além das disponibilidades, créditos, estoques e despesas antecipadas realizáveis no exercício social subsequente.
Ativo Não Circulante
São classificados como não circulantes todos os valores ativos cujo prazo de realização ultrapassar o final do exercício seguinte (prazo superior a um ano). O ativo não circulante, conforme estabelecido pela atual legislação brasileira, é composto de: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Passivo Circulante e Não Circulante
O Passivo Exigível, tanto o circulante quanto o não circulante, é composto de dívidas, obrigações, riscos (provisão para garantias, por exemplo) e contingências (estas sãofatos geradores já ocorridos, como atuações fiscais, trabalhistas, ações judiciais e outros litígios em discussão).
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido é calculado do balanço pela diferença entre o Ativo Total e o Passivo Exigível. Mede o total dos recursos próprios da empresa e pode ser